segunda-feira, 26 de junho de 2017

Cidade Velha celebra 8º aniversário - Património Mundial da Humanidade

O dia 26 de Junho – esta segunda-feira - marca o 8º aniversário da classificação da Cidade Velha como Património Mundial da Humanidade.
A abertura da cerimónia começou, as 9 horas, no Largo de Pelourinho, num acto a ser presidido pelo ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente.
Para assinalar a data, o Governo, a Comissão Nacional da Unesco (CNU), a Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, a Paróquia de Cidade Velha.
Também estiveram presentes as associações comunitárias Sphaera Mundi, Batucadeiras e “Nos Eransa” organizam um conjunto de actividades direccionado para a comunidade estudantil, universitária e comunidades.
Realizaram uma feira de artesanato com o intuito de valorizar a cultura cabo verdiana, com um conjunto de peças artesanais de origem africana.

Esta data constitui uma “importante ocasião” para as autoridades centrais e locais, os educadores e os alunos reflectirem sobre os principais problemas deste património da humanidade, visando encontrar as melhores soluções.

sábado, 24 de junho de 2017

Instituto de Língua Francesa e Uni-CV realiza festa da Música



“Fête de la Musique” com Talentos da Uni-CV e Tcheka, na Praça Luís de Camões




O Instituto de Língua Francesa e a Universidade de Cabo Verde realizam hoje Festa da Música com talentos da Uni-CV.

O evento conta com a participação especial do cantor cabo verdiano Tcheka, vai ser realizado na Praça Luis De Camões, em frente a Escola Grande.

Breve história do artista

Tcheka cresceu em uma família musical. Aos 14 anos de idade, começou a tocar com o seu famoso pai violinista, o falecido Nhô Raúl Andrade, em festivais locais, casamentos e batismos.

 Quando Tcheka tinha 15 anos, começou a desenvolver seu estilo próprio, incorporando o gênero batuque a sua guitarra. Quando ainda era jovem, deixou sua casa na zona rural e foi morar na cidade da Praia.


Mais tarde se tornou cinegrafista para a televisão nacional, onde conheceu o jornalista Júlio Rodrigues, com quem compôs uma série de canções, e cantou informalmente nos bares da capital cabo-verdiana.

Tcheka expandiu seus horizontes musicais, o que o trouxe maturidade como artista e levou ao lançamento do seu primeiro CD em 2003 chamado Argui, pelo selo Lusafrica. 

Ele cantou em vários países na Europa e gravou um DVD ao vivo em 2004. Em 2005, Tcheka gravou seu segundo álbum chamado Nu Monda

Teve várias críticas positivas e conquistou um prêmio para cantores internacionais da Radio France de Artista do Ano.

 Tcheka foi um dos cantores que se apresentaram no World Music Expo (WOMEX) em Sevilha, na Espanha. 

Em 2015 começou uma parceria com o guitarrista sul-africano Derek Gripper que levaram para o Festival Busara (Zanzibar), HIFA (Zimbábue) e Cape Town World Music Festival (África do Sul).

A Festa da Música começa a partir das 18 hora e 30 minutos, no Plateau, no certame.

 

CONVERSA COM A DIVA DA MÚSICA GUINEENSE ENEIDA MARTA

 Daqui a pouco o @gamboa_festival_oficial 🇨🇻 irá receber a diva da música moderna guineense @eneida_marta 🇬🇼  A equipa Nô Balur em Cabo ...